O QUE É TURISMO?

Turismo é o movimento temporário e de curta duração de pessoas para lugares externos ao local em que normalmente vivem e trabalham, bem como as atividades que essas pessoas executam durante o tempo em que permanecem nesses lugares, incluem-se aí movimentos por qualque motivo, assim como visitar diárias ou excursões. (Tourism Society, 1982)
É essencialmente uma relação de demanda e oferta que objetiva satisfazer às necessidades de turistas domésticos e internacionais, fornecendo uma variedade de instalações e atrações sempre agrupadas às areas de destino. (Ray Youell)


COMO SURGIU?

Antiguidade
No período egípcio, viagens tendiam a ser de negócios ou por motivos religiosos A civilização grega foi a primeira a oferecer os benefícios do trabalho e lazer incluindo as viagens principalmente por causa dos Jogos Olímpicos em 776 a.c. Já no império romano elas surgiram por motivos comerciais.

curiosidade: o termo holiday (férias ou feriado) nasceu de holy day (dia santo) termo designado pela igreja no fim da idade média.

Período pós-reforma 
fatores que influenciaram diretamente:
  • desenvolvimento do grand tour ( ampla viagem educacional pela Europa )
  • surgimento das estações de águas ( balneários )

Revolução Industrial 
A evolução das máquinas fez com que houvesse um aumento na produção diminuindo a carga horária das pessoas e também gerando o acumulo de capital. Fatores que estimularam a demanda turística. Para atender esse novo movimento, as cidades tiveram que se adaptar para receber visitantes em grandes quantias, criando assim, redes de hospedagens, locais destinados à alimentação e entreterimento, entre outros. (Ray Youell)

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

O desenvolvimento do turismo pode ajudar a:
  • mudar a imagem ou percepção de uma área (reurbanização)
  • criar uma identidade nacional
  • promover a prosperidade regional (avanços econômicos e sociais)
  • melhorar a qualidade de vida 
  • PROMOVER CULTURAS
O turismo gera empregos diretamente e indiretamente ligado a ele. Muitas pessoas não relacionam o fato que uma simples viagem possa envolver mais de 10 pessoas para  realizá-las. Por exemplo, um emprego direto seria o funcionário que trabalha em uma agência de turismo oferecendo um pacote de viagens, envolve também os organizadores e pessoas que trabalham em eventos, os empregos indiretos seriam: garçons, chefes de restaurantes, frentistas de posto, médicos, enfermeiros, artesãos, entre outros milhares de empregos diferentes. O turismo beneficia centenas de pessoas em diversos setores devido a essa grande movimentação necessaria, sempre visando a satisfação do turista.

4 comentários:

Ben Oliveira on 28 de abril de 2010 11:51 disse...

Adorei o teu post!
Bem-vinda a blogosfera.
Seu texto está bem escrito e super esclarecedor, tirou algumas dúvidas que eu tinha sobre turismo.
Aguardo outras postagens.

Hygor on 30 de abril de 2010 01:39 disse...

Ótimo post.Claro e objetivo.
Seu texto respira,tem uma leitura "gostosa". Parabéns.

Liesel on 30 de abril de 2010 16:02 disse...

Eu acho que agora com seu blog vou conseguir aprender um pouquinho mais sobre turismo e ver ate o final do ano se é isso mesmo que eu quero. E continue postando porqe seus textos estão me ajudando em muito Rezinha *-*

Ato Abstrato on 4 de maio de 2010 18:33 disse...

Ótimo post... Me esclareceu muito sobre turismo. Interessante e vário. Tô seguindo aqui tbm ;)

Related Posts with Thumbnails