O QUE É HOSPITALIDADE?

Recepção calorosa, um aperto de mão seguido de um sorriso?  Se essa for a resposta, não está errado, mas esse é o mínimo que geralmente se sabe sobre o assunto.

A hospitalidade não está só nas ações das pessoas, é um aglomerado de fatores que tornam um ambiente agradável para o turista.

Quando uma pessoa se desloca para outro lugar, seja por lazer ou trabalho, ela sai de sua zona de conforto, as pessoas destinadas a recepção tem a obrigação de fazer com que ela se sinta a vontade integrando-a a cultura local. Uma reciprocidade entre o turista e o povo nativo tem que acontecer, as diferenças das culturas tem que ser deixadas de lado para o melhor aproveitamento da viagem.

A hospitalidade está em tudo o que o turista pode ver cheirar, tocar, comer e apalpar. Ele irá analisar a cidade ou vilarejo que está, a poluição sonora e principalmente visual são os fatores que tornam um local inóspito, irá notar se a comida que lhes é oferecida tem um cheiro agradável ou uma aparência boa, levando em consideração as acomodações, o turista irá avaliar o conforto seja sentando no sofá ou deitando na cama do quarto.

Sendo assim os cinco sentidos humanos são aguçados consciente ou inconscientemente, sente-se a hospitalidade na eficiência da organização, portanto o local tem que estar preparado para envolver todos esses sentidos para melhor satisfazer o turista.

9 comentários:

Ben Oliveira on 30 de abril de 2010 às 00:56 disse...

UHH :P
Acho que as pessoas sentem na pele quando a hospitalidade de algum lugar não é boa...
Não há nada pior do que estar fora de sua cidade, longe da sua casa e não se sentir confortável.

LUDMILA :) on 30 de abril de 2010 às 14:36 disse...

muito bom o texto! Acho que assim dá pra receber uma pessoa com uma melhor hospitalidade e ver o quanto é importante!

J.Souza on 30 de abril de 2010 às 14:47 disse...

texto otimo, em materia de hospitalidade, os cariocas sao nota dez


________________________

http://semblah.blogspot.com/

m. alcântara on 1 de maio de 2010 às 12:26 disse...

ée.. tem muitos lugares que na cara não tem isso.

L.A on 1 de maio de 2010 às 14:20 disse...

muiito bom o texto, parabens :D

http://blogsomethingtolove.blogspot.com/

Igor Natanyo on 1 de maio de 2010 às 19:31 disse...

Gostei mt do seu blog estou te seguindooo.. me segue?
-
http://kdmeupinto.blogspot.com/
-
http://frogtemplates.blogspot.com/

Caju on 1 de maio de 2010 às 19:54 disse...

concordo plenaaaaaaaamente !

Izaaaah *-* on 2 de maio de 2010 às 14:10 disse...

Quer se tornar escritor? Os blogs garotas teens antenadas e escritoras teens estão lançando juntos o primeiro livro de contos no Brasil feito só por adolescentes, não pêra essa oportunidade de expor seu trabalho, os blogs receberão os textos até o dia 31 de maio. Use a sua imaginação e participe desta promoção. Regulamentos nos blogs http://garotasteensantenadas.blogspot.com/ , http://escritorasteens.wordpress.com/ e no blog da escritora e acadêmica que organiza a antologia, Izabelle Valladares http://blogdaizabellevalladares.blogspot.com/

Filosofia on 4 de maio de 2010 às 12:52 disse...

A hospitalidade é fundamental para o convivio em harmonia. O Que dizer de uma viagem, onde se chega num local, e nem as boas vindas vc recebe? Eu iria pensar em voltar na mesma hora. Entretanto, a hospitalidade deve pairar no dia-a-dia. Devemos ser gentis, cortezes, e educados com todas as pessoas. Às vezes um simples bom dia irá alterar de maneira sobre humana aquele dia que seria péssimo. Infelizmente, não podemos obrigar as pessoas a serem hosítaleiras, só podemos censuras e criar a antipia, que é nocisa em tudo na vida.

Seu blog é belo, cultural, e sempre que possível virei aqui visitá-lo e comentar outros textos, como fiz neste dia de hoje... Beijos e ótimas escritas.

Related Posts with Thumbnails