PERSPECTIVA ESPACIAL

É fundamental entender a interação dos diversos fatores físicos, sociais, políticos e econômicos de uma região para serem utilizadas como instrumento favorável na gestão e promoção de lugares, ações e planejamentos. Eis então definições essenciais para melhor entendimento:

Território: Conjunto de sistemas naturais mais os acréscimos históricos naturais e materiais impostos pelo homem. Seria o conjunto da Nação

Região: áreas com caraterísticas próprias que as diferenciam de outras. Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul.

Estado: divisão política administrativa e territorial de certos países. Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, etc.

Lugar: Espaço que ocupa ou pode ocupar uma pessoa ou uma coisa. Pode ser um país, uma cidade, um estado contanto que seja específico.

Paisagem natural: elementos combinados de terreno: planícies, planaltos, depressões (veja o mapa ao lado)
Paisagem cultural: modificações feitas pelo homem como espaço urbano e rural.

Uma vez que se sabe afundo todos os significados dos elementos acima, é possível fazer a relação clara entre geografia e turismo e principalmente a interação inteligente do homem ao meio ambiente.

10 comentários:

Marcus Vasconcelos on 6 de maio de 2010 02:08 disse...

Começou bem sua jornada no mundo dos blogs!

Parabens pelo post, e sucesso :*

www.blogdomarcolinoo.blogspot.com

Renan Paglia on 6 de maio de 2010 10:48 disse...

Fazendo uma visitinha aqui também. Excelente blog, muito instrutivo. Parabéns!

Giovan on 6 de maio de 2010 11:45 disse...

humm....da uma idéia, mas espero outro post.

http://quemejoni.zip.net/

Ben Oliveira on 6 de maio de 2010 12:48 disse...

Bem didático o seu texto.

Thiago Batticelli on 6 de maio de 2010 13:14 disse...

Hum, bacana teu blog, tomara que os estudantes acessem!!! Estão precisando de blogs interessantes como o seu para estudarem mais, ficarem espertos, antenados.

Bob rootS ( Os Botequeiros) on 6 de maio de 2010 14:47 disse...

muito bom

jjpapel on 6 de maio de 2010 17:46 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jjpapel on 6 de maio de 2010 17:53 disse...

Julgo a temática do Turismo bastante interessante...esse é um campo que pode e deve ser explorado em nosso país de forma inteligente, contribuindo para o crescimento econômico brasileiro e tornando possível ampliar a visão de mundo dos turistas, fornecendo-os experiências enriquecedoras. O Brasil apresenta muito potencial nessa área e precisa de profissionais que estruturem-na melhor para que a mesma possa ser melhor explorada.
Desejo sucesso para o teu blog e para a tua carreira futura de Turismóloga...
P.S.: Obrigado por comentares o post do meu blog.
E parabéns pela escolha da frase do filme "Gladiador" na tua página inicial...é perfeita!
Abraço.

Ramos on 6 de maio de 2010 20:47 disse...

Com certeza, em menos de 3 meses seu blog vai triplicar de visitas. Ele ta muito bom... tem muita informação aqui. É isso que falta na internet, é isso que vão encontrar quando procurar. Parabéns. Me lembra a época de escola, quando procurava isso e num achava, ficava tão pu*&%¨$#¨ da vida por não achar nada auhauhauhaua

BjauM!

filosofiadeliquidificador on 7 de maio de 2010 09:08 disse...

Renèe, venho aqui retribuir o carinho de seu comentário ao texto que falo sobre o Rio de Janeiro. Gostei muito, e em especial da parte que fala assim: "Espero que com isso o mundo fique ciente que um dos líderes mais influentes do mundo na verdqade não é tão influente assim". Desta forma, as olimpíadas e copa deve fazer cair por terra alguns seres que estão se achando Deuses.

Agora vou comentar o seu post. Gosto muito de seu blog, pois ele é bem educativo. Acho que todos devem ter perspectiva espacial, e saber o conceitos que expôs com bastante clareza. Enfim, voltei e voltarei sempre aqui. Fique em PAz, quando visitar o Rio avise. Beijos e ótimo fim de semana.

Related Posts with Thumbnails