TRABALHO - ADMINISTRANDO UM HOTEL

Ter um hotel, por menor que ele seja, é muito mais complicado do que você pensa. Isso envolve psicologia nas organizações, hotelaria propriamente dita e a administração.

Foi dado um local na saída de Campo Grande - MS com 8 andares e 70 unidades habitacionais (UH) 3 estrelas e com um salão de eventos pequeno,  pediu-se para distribuir os quartos nos andares, fazer um organograma de todos os funcionários necessários para o hotel começar a funcionar, resolver o que será feito com o salão de eventos e ainda calcular o lucro anual baseado nas diárias que definimos de acordo com a classificação do hotel.

Primeiramente separa-se as unidades gerenciais de topo:
 
Depois destrincha-se as funções e decide quantos funcionários serão subordinados ao gerente principal de cada setor levando em consideração o número de acomodações, os turnos e folgas de cada pessoa.

Decidido o número exato de fúncionários para cada setor, dividimos os quartos ( duplos, triplos quádruplos e suíte) por andares e o subsolo e o terreo, o horário de check in e check out:

Solucionamos o que deve ser feito com o salão de eventos e os planos de marketing para o nosso hotel:



Fizemos a tabela de preços e o cálculo de lucros líquidos baseado em 77.15% de ocupação no total

E por final discutimos qual seria a visão e a missão do nosso empreendimento. Lembrando que o lucro final não está incluindo a taxa dos eventos nem do almoço aberto ao público.

18 comentários:

Ben Oliveira on 10 de maio de 2010 às 21:30 disse...

Muito interessante o organograma.
E algumas pessoas ainda acham que administração não é importante. Planejamento é essencial para todas as áreas.

Daniela Souza on 10 de maio de 2010 às 22:12 disse...

Blog muito legal.
Bjoos!

OGROLÂNDIA on 10 de maio de 2010 às 22:16 disse...

puuuutz!! que complicação que é ter hotel! como estou em um agora vou aproveitar e dar uma passada na recepção para parabenizar o pessoal!

Unknown on 10 de maio de 2010 às 22:22 disse...

bem da hora
não entendo muito disso
kk

http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

Cammy on 11 de maio de 2010 às 01:33 disse...

LINDA,
EU TENHO UM SELINHO PARA VOCE LA NO MEU BLOG!!!!
BJOSSSSSSSSSSSSS

Yaser Yusuf on 11 de maio de 2010 às 13:33 disse...

Renèe...
Em 1° lugar , gostaria de lhe agradecer e ter a honra de lhe retribuir a gêntileza de postar em seu Blog, que por sinal é muito bem organizado, tem cores suaves e a template bem agradável de visualizar.
Gostei muito da forma prática e organizada que postou sobre o modelo organizacional administrativo de um Hotel.
Mesmo tendo Pós Gradução na FGV, fazia tempo que não observava modelos como o seu.
Uso meu aprendizado na extrutura dos meus negócios (ramo imobiliário), e quando tenho tempo , escrevo um pouquinho aqui no Blog!
Um beijo enorme e sucesso pra ti com o Blog!
Boa semana.
Cordialmente
Yaser

Leonardo Dognani on 11 de maio de 2010 às 13:34 disse...

putz!
vendo assim deve dar maior dor de cabeça!
mas se o negócio for SEU, acredito q seja um sofrimento satisfatório ;)
.
pois vc trabalha para q vc mesmo lucre, mesmo q sua cabeça precise estar 'a mil' ;)
.
abraços.

Kimura on 11 de maio de 2010 às 14:43 disse...

Seu blog é bem interessante, gostei pacas.
Te convido a conhecer o meu, espero que goste também.
Sucesso!
até +.

http://kimuratorredevidro.blogspot.com/

Unknown on 11 de maio de 2010 às 14:49 disse...

Dei uma olhada geral no seu blog e adorei o conteúdo! Trabalho com Design e gostei muito do seu template, é tudo bem harmonioso e organizado aqui. Te invejo nisso, infelizmente, organização não é meu ponto forte. Mesmo tendo que trabalhar com metodologia na produção de produtos, me enrosco na hora de organizar tudo. rsrs

Abraço!

Thamyzinha Iwasaki on 11 de maio de 2010 às 16:00 disse...

nossa bastante compliado, mais ao memso tempo que deve ser bem estreçante tb parece ser bem legal^_^,pra pessoas que gostem de organização^_^

xau

Everton on 11 de maio de 2010 às 16:34 disse...

blog bonito e com conteudo

Mayara on 11 de maio de 2010 às 19:16 disse...

Que complicado, mas mesmo assim interessante, mas nem acho que um dia eu vá querer administrar um hotel, eu acho e.e
Mas eu gostei bastante daqui, fora que é tudo organizadinho *-*
Parabéns <3

Caique Honorato on 11 de maio de 2010 às 19:59 disse...

conteúdo muito bom do teu blog .

Unknown on 11 de maio de 2010 às 20:27 disse...

deve ser complicado...gerenciar um hotel...mas quem tem no sangue apesar de tudo leva na boa...

SuporteDaMente on 11 de maio de 2010 às 20:30 disse...

Quer ser rica ao invés de professora de geografia? HAHAHA... national geographic ganha bem sabia?! auhauhauhau


Muito complicado ter hotel ai, vou comprar uma casinha em MG, come pão de queijo auhauhauhaua

on 12 de maio de 2010 às 16:43 disse...

Gostei do post, faço hotelaria também e foi bem útil.

S * on 16 de maio de 2010 às 22:11 disse...

Muito interessante!

Renan Paglia on 19 de maio de 2010 às 13:19 disse...

Estive pensando em cursar a faculdade de Turismo utimamente... Será qe vale a pena?

Related Posts with Thumbnails